Hora de colocar planos em prática

1 Comment

Com a futura implantação do sistema de aluguel de bicicletas, torna-se especialmente necessário que o poder público também faça grandes investimentos na expansão da estrutura cicloviária da cidade. Afinal, se o Floribike vem para ser mais uma opção de transporte entre os outros já existentes (ônibus, taxis, carros), é essencial que o sistema funcione de forma atraente e prática, e que seja seguro para seus usuários. Já existem projetos cicloviários para todas as regiões onde o sistema será implantado, faltando apenas a execução destes.

Estacoes
Localização das estações da primeira etapa do sistema de aluguel de bicicletas. Todas as regiões possuem planos cicloviários engavetados.

Em Coqueiros, atualmente toda a região da orla já conta com uma Ciclofaixa de Lazer, que funciona apenas aos domingos. A implantação de uma ciclovia permanente no bairro é tema de discussão desde a inauguração do projeto, no inverno de 2013. A idéia é que haja segurança não só aos domingos, mas todos os dias da semana. Quem já pedala por esta região sabe que o trajeto Coqueiros-Centro é muito simples e fácil, porém é necessário tornar esta rota mais convidativa para quem ainda não tem o hábito de usar a bicicleta no dia a dia.

Lazer
Ciclofaixa de lazer, que só funciona aos domingos.

No Centro já existem algumas poucas ciclovias e ciclofaixas, porém limitadas apenas a uma pequena região e sem conexões entre si. Os projetos para a criação da rede cicloviária de toda a região já existem pelo menos desde 2008, porém sem qualquer previsão de execução.

Rede Centro
Trecho do projeto do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF)

E por fim, na Bacia do Itacorubi (Itacorubi, Santa Mônica, Córrego Grande, Trindade, Serrinha, Carvoeira e Pantanal) também existem planos à espera de se tornar realidade. O mais conhecido é o da Avenida Madre Benvenuta, mas também existem projetos da UFSC para a o campus e seus entornos, e outro elaborado pela ViaCiclo para toda a região.

Rede UFSC
Projeto de Rede Cicloviária da UFSC
bacia itacorubi
Projeto de Bacia Cicloviária da ViaCiclo

Existem outros projetos para outras regiões da cidade, mas serão tratados em outros posts. Assine o Bicicletopolis e fique sabendo de tudo!

One thought on “Hora de colocar planos em prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *