Projetos: Bairro José Mendes pode ganhar ciclovia

5 Comments

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) apresenta os planos de revitalização do bairro José Mendes, que inclui estrutura cicloviária em toda a extensão. O bairro serviu como principal ligação entre o centro e o sul da ilha de Florianópolis até 2002, quando o Túnel Antonieta de Barros foi inaugurado e passou a receber a maior parte do trânsito de veículos. Desde então, este pequeno pedaço da cidade voltou a ser um lugar tão tranquilo que parece ter sido esquecido pelo resto da metrópole. Localizado muito próximo ao centro, é o único trecho que não foi aterrado até hoje, o que também poupou a região do crescimento imobiliário que desfigurou boa parte da cidade.

Prainha_04
Visão geral de um trecho do projeto. (IPUF)

Visando preservar o patrimônio histórico e cultural do bairro, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) vai apresentar um projeto de revitalização do local durante a mostra Casa Cor Santa Catarina 2015. O evento acontecerá entre os dias 28 de maio e 12 de julho no SESC, em um imóvel construído no século XIX, que abrigou em tempos mais recentes a fábrica de refrigerantes da Coca-Cola. Apesar de o evento ser pago, o projeto do IPUF ficará exposto na área externa da mostra, com entrada gratuita à população.

1522873_1633344413547065_117265061517884743_o
(Imagem: Divulgação IPUF)

Entitulado “Bairro José Mendes, Revitalização da Orla – Eixo Viário Principal”, de autoria do arquiteto e urbanista Marco Avila Ramos, o projeto tem como objetivo priorizar a circulação de pedestres e ciclistas, completar a conexão cicloviária entre a Beira Mar Norte e a Via Expressa Sul, criar espaços de lazer e contemplação ao longo da orla, e estimular novas atividades comerciais no bairro, entre outros.

Prainha_01
(Imagem: Divulgação IPUF)

Apesar da notícia ter sido bem recebida entre os ciclistas, não há previsão para a execução da obra. Para mais informações e imagens do projeto, acesse o site do IPUF.


ZONA 30

O bairro José Mendes também vai fazer parte de outro projeto maior, o Zona 30, que limita a velocidade a 30km/h em áreas com grande fluxo de pedestres e ciclistas, visando evitar acidentes e favorecer o transporte não-motorizado. A implantação do projeto já deveria ter começado no final de 2014 na Lagoa da Conceição, mas foi adiado.


SITUAÇÃO ATUAL

Uma das surpresas na inauguração do Túnel Antonieta de Barros foi a proibição da passagem de ciclistas e pedestres. Sendo assim, para quem vai de bicicleta o bairro José Mendes continua sendo a única ligação entre o centro e o sul da ilha. Com o novo projeto, a conexão apropriada entre as ciclovias da Beiramar Norte e Via Expressa Sul vai criar uma rota com cerca de 20km, facilitando o uso da bicicleta em toda a região.

Rota_JM

Recentemente um grupo de cicloativistas chamado “Cicloação Floripa” instalou uma série de placas de trânsito referentes ao uso da bicicleta no bairro, no mesmo trecho do projeto do IPUF. O grupo fez uma vaquinha online para bancar a produção das placas, obtendo recursos suficientes para sinalizar não só o bairro José Mendes mas também outros locais da cidade.

rota

As placas foram produzidas utilizando os modelos oficiais do DETRAN, o que deixa muita gente pensando que foi a prefeitura que fez a sinalização.

5 thoughts on “Projetos: Bairro José Mendes pode ganhar ciclovia

  1. Sim, pode ser que até 2065 esteja pronto, para deleite de uma nova geração.

  2. Ficou muito bom, só faltou fazer um shopping, bang-jump no penhasco, entre outros… kkk isso é piada ne? nunca vai acontecer.

    • Olha que é capaz de sair um shopping lá antes da revitalização…

    • Com certeza! Convoca o povo aí de São José pra fazer a vaquinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *